Como ligar o quadro?


1 - Ligar o computador ao projetor de vídeo.

2 - Ligar o cabo USB no portátil e no quadro.

3 - Ligar o transformador à corrente elétrica e de seguida ao quadro.

4 - Pressionar o botão On no quadro.

5 - Pressionar o ícone que se encontra no ambiente de trabalho, para abrir o programa no modo interativo.

6 - No ícone da caixa de ferramentas, escolher a opção calibrar. Surge um ecrã azul, com a ajuda da caneta pressione os pontos que surgem.

 


Ferramentas do software do quadro interativo

 

Caneta / marcadores

Os softwares dos quadros interativos permitem ao utilizador escrever no software do quadro, podendo variar as cores que usam para destacar pontos específicos ou usar a ferramenta do marcador para realçar texto e imagens. As ferramentas da caneta permitem alterar o tamanho, a cor e as propriedades da linha de acordo com as necessidades (por exemplo, as propriedades da linha podem ser alteradas de modo a começarem e terminarem com setas para poderem ser utilizadas em exercícios de correspondência). Os softwares possuem, também, um apagador digital que possibilita remover a escrita do ecrã.



Arrastar

A ação mais simples é arrastar e largar objetos, movimentando-os de um lado para o outro dentro do ecrã. Muitas atividades interativas podem ser realizadas com base nesta ideia simples. No exemplo da figura abaixo, os alunos arrastam os materiais para a coluna correta.    


Ferramentas de texto

As ferramentas de texto permitem adicionar caixas de texto ao ecrã, servindo para inserir palavras soltas ou texto mais longo. Possuem todas as ferramentas normais de um processador de texto, permitindo escolher tamanhos e estilos de letra diferentes. Por exemplo, pode-de pôr uma palavra com a mesma cor do fundo do ecrã e depois mudar a cor para a fazer aparecer.


Foco / lupa
A ferramenta de foco ou lupa permite explorar separadamente determinadas partes ou aspetos do ecrã. O utilizador pode tornar a área dentro da lupa maior ou mais pequena e pode ainda mudar a sua forma para quadrada ou retangular. Esta ferramenta é frequentemente utilizada para explorar imagens ou textos e pode igualmente ser utilizada em conjunto com outros softwares e websites.



Ferramenta de sombra de ecrã

Esta ferramenta trata-se de uma simples cobertura de ecrã utilizada pelos professores para ocultar parte ou a totalidade do ecrã. É frequentemente utilizada para introduzir gradualmente certos pontos ou atividades. Funciona de forma idêntica a uma "persiana", mas pode também ser aberta na horizontal.



Reconhecimento de texto / escrita

A maioria dos softwares dos quadros interativos permite transformar imediatamente em texto tudo o que o utilizador escrever à mão no quadro com a caneta. Muitas vezes o software fornecerá várias alternativas de texto de forma a ter em conta caligrafias diferentes.



Empilhar objetos / clonar e duplicar

Uma forma simples de aceder a cópias múltiplas de um único objeto é empilhar várias cópias de um objeto em cima umas das outras. O exemplo mostra uma pilha de moedas que estão a ser utilizadas numa aula de matemática. As ferramentas de clonagem e duplicação permitem ao utilizador aceder rapidamente a várias cópias da mesma palavra ou imagem durante uma aula. O utilizador seleciona o objeto e define as suas propriedades para que este duplique automaticamente sempre que for selecionado. As próprias páginas podem ser duplicadas individualmente no software e os utilizadores avançados poderão usar esta função para poupar tempo quando desenvolvem materiais para a aula.



Relógios / cronómetros

Os cronómetros do software permitem ao utilizador gerir a duração dos segmentos da aula e podem ser programados para emitir um sinal sonoro que indique o final de uma tarefa. O software dispõe ainda de muitas outras aplicações adicionais, como calculadoras e termómetros.



Ferramentas específicas para determinadas disciplinas

O software contém uma série de ferramentas que se encaixam na perfeição a determinadas disciplinas. Este exemplo apresenta uma variedade de ferramentas interativas para a Matemática. Estas ferramentas funcionam da mesma forma que as suas correspondentes reais e podem ser usadas com precisão. Inicialmente, muitas das ferramentas foram desenvolvidas para o ensino da Matemática e das Ciências. Todavia, mais recentemente, foram desenvolvidas outras ferramentas a pensar em outras áreas disciplinares (corretores ortográficos, por exemplo).



Gravador / câmara de vídeo de ecrã ou de página

Esta ferramenta pode ser usada para gravar todas as atividades que têm lugar no quadro interativo durante uma sessão. Pode ser aplicada à totalidade do ecrã ou apenas a uma parte específica. O vídeo resultante da gravação pode ser guardado em vários formatos e visualizado através da maioria dos leitores multimédia.



Agrupamento

O agrupamento permite ao utilizador combinar mais de uma imagem ou texto de forma a fazer uma imagem composta. Esta ferramenta pode ser útil para criar legendas ou exercícios de correspondência.


Transparência
A ferramenta da transparência permite aos utilizadores do quadro alterar imagens e texto de forma que fiquem parcial ou totalmente transparentes. Por exemplo, uma forma pode ser tornada parcialmente transparente de forma a que o papel quadriculado possa ser visto através dela. Esta ferramenta pode ser útil se estiver numa aula de Matemática sobre áreas. Os docentes de outras disciplinas podem também usar esta função para sobrepor mapas de forma que os elementos de mais do que um mapa possam ser visualizados ao mesmo tempo.


Camadas
A sobreposição em camadas permite colocar os objetos do ecrã numa determinada ordem. Os utilizadores poderão usar este conceito de variadíssimas formas para criar atividades. No exemplo abaixo, o aluno retira os mosaicos para revelar gradualmente a imagem mistério escondida.


Apagar e revelar
Apagar e revelar é uma das técnicas mais comuns usadas na maioria dos softwares de quadros interativos. O utilizador oculta um objeto, que pode ser um texto ou uma imagem, sob uma camada de tinta. Em algumas situações, a tinta é da mesma cor do fundo da página, noutras contrasta. O utilizador usa simplesmente a ferramenta do apagador para retirar a camada de tinta e revelar a palavra ou imagem por baixo no momento adequado.


Técnicas e ferramentas de preenchimento
A ferramenta de preenchimento permite aos utilizadores alterar a cor de uma forma, objeto de texto ou imagem de fundo clicando no objeto e selecionando uma cor.


Captura de imagem de ecrã

Esta ferramenta permite ao utilizador cortar partes de uma imagem quer do software do quer de uma fonte externa. A imagem pode ser quadrada ou retangular ou de uma forma livre.


Criação interativa

O software do quadro avançou ao ponto de ser relativamente simples para os utilizadores criarem atividades que combinam movimento, som, imagem e texto com a funcionalidade de programar respostas corretas e incorretas especificamente relacionadas com essas atividades. O primeiro exemplo apresenta um questionário interativo de escolha múltipla com autocorrecção. O segundo exemplo mostra uma aula sobre "Reciclagem" em que se aplaudem os alunos, usando um ficheiro de som, sempre que estes reciclam corretamente os artigos.




Obs.: A explicação das ferramentas teve por base a brochura dos quadros interativos da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.